Por Caroline Faria
O consumo consciente nada mais é
do que consumir de forma responsável, pensando nas conseqüências de seus atos
de compra sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações.
Parece complicado? Mas não é.
Trata-se de parar para pensar se você realmente precisa daquilo que está
comprando, se talvez, não haja um produto durável que você possa usar no lugar
dos descartáveis e, em um nível um pouco mais elevado, se aquela empresa da
qual você está comprando merece o seu apoio. Essa
maneira de pensar tenta desfazer a triste realidade do consumo desenfreado onde
o que importa é apenas o quanto se produz, vende e compra e não o como.
Quando vai ao supermercado, por
exemplo, você é do tipo de pessoa que gosta de fazer uma compra enorme para o
mês todo, mas que no final das contas acaba sempre jogando alguma coisa fora?
Com que freqüência você costuma reformar roupas e sapatos ou doá-los a
instituições de caridade? E seu celular? Você troca-o sempre que sai um novo ou
só quando é necessário? E quando precisa descartar algo, você simplesmente joga
no lixo ou procura separar os materiais recicláveis? Se você nunca se preocupou
com estas questões então talvez nunca tenha praticado o consumo consciente, mas
nunca é tarde para se começar.
A humanidade toda já consome
cerca de 25% a mais de recursos naturais do que a terra é capaz de repor. E com
a população e consumo cada vez maiores, o problema só tende a se agravar
agravando também, problemas como a falta de água potável, a poluição e a
desigualdade social, se não mudarmos rapidamente a nossa maneira de encarar o
consumo.
Nós como consumidores temos o
poder de mudar a maneira de agir das empresas e mudar essas previsões. Como?
Tudo o que as empresas fazem é com o intuito de conquistar você consumidor.
Quando você compra o produto de uma empresa está ajudando ela a se fortalecer
no mercado e apoiando a sua maneira de agir e produzir. Assim, quando você
passa a escolher de quais empresas comprar, ou seja, quais empresas você quer
ajudar a fortalecer, baseado na conduta ética e sócio-ambiental dela,
escolhendo apenas empresas responsáveis, você estará ajudando a tirar do
mercado as empresas que fazem errado e apoiando aquelas que contribuem com o
desenvolvimento sustentável.
Mas não é só na hora de comprar
que o consumidor deve mostrar que e consciente. Procure comprar somente aquilo
de que realmente necessita, assim você ajuda a diminuir a demanda por recursos
naturais. Ao consumir faça com que os produtos durem mais e, ao descartar,
procure separar os materiais recicláveis e destiná-los da forma correta.
Ou, em outras palavras, de acordo
com o lema do Instituto AKATU para o Consumo Consciente: “Consuma sem consumir
o mundo em que você vive”.
Arquivado em: Desenvolvimento
Sustentável, Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário