O
Bom Dia Brasil teve acesso, com exclusividade, a um levantamento feito pelo
Ministério da Justiça, que traz queixas que viraram processos.
Giovana
Teles
Brasília,
DF
Direito
do consumidor: o Bom Dia Brasil teve acesso, com exclusividade, a um
levantamento feito pelo Ministério da Justiça. E a principal reclamação nos
Procons em todo o Brasil são os defeitos nos produtos, especialmente celulares,
computadores e produtos da linha branca – geladeiras, fogões. O cadastro traz
apenas queixas que viraram processos nos Procons. Os órgãos de defesa do
consumidor tiveram que fazer mais de três mil audiências só no ano passado.
Segundo
a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, houve um grande acesso
dos consumidores a produtos, que não foi seguido de qualidade no pós-venda.
“Temos problemas de assistência técnica, falta de peça de reposição, problemas
muito básicos que os consumidores ainda estão enfrentando. Nós vamos cobrar uma
resposta das empresas, a indústria e o varejo, para que melhorem o atendimento
ao consumidor. Serão todas chamadas no Ministério da Justiça”, explica.
A
secretária afirma que 60% dos problemas são solucionados via Procon, mas o resto
precisa ir para a justiça. Ela diz que a secretaria está trabalhando com o
Conselho Nacional de Justiça para tomar medidas que evitem o conflito de
consumo no judiciário, mas que é importante que todos colaborem e respeitem os
consumidores.
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