Aquelas
longas brigas por telefone com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de
uma empresa, para reclamar sobre determinado produto estão cada vez mais raras.
E isso não quer dizer que as empresas têm atendido melhor seus clientes, e sim
que os consumidores aprenderam a tornar suas reclamações mais eficazes.
Os
fabricantes não querem ver suas imagens manchadas. Se essa preocupação já era
comum com a propaganda "boca-a-boca", as redes sociais
potencializaram ainda mais essa prática e aterrorizaram as empresas. De acordo
com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, as reclamações feitas nas
redes sociais são respondidas mais rapidamente do que as feitas por meios mais
formais, como 0800 ou Procon.
Quem
faz reclamações pelo Twitter, por exemplo, de acordo com o levantamento, é
respondido até 8,4 mil vezes mais rapidamente que quem opta por reclamar via
Procon.
Confira:
Redes
sociais:
-
Twitter: resposta entre 5 minutos e 2 horas; solução encaminhada em até 24h.
-
Facebook: resposta entre 30 minutos e 6 horas; solução encaminhada em até 24h.
SAC
convencional:
-
Chat: resposta em até 5 dias úteis; solução encaminhada em mais de 5 dias
úteis.
-
0800: resposta em até 5 dias úteis; solução encaminhada em mais de 5 dias
úteis.
-
Procon: resposta em até 1 mês; sem prazo para encaminhar solução.
Ainda
conforme o levantamento, há alguns fatores que podem agilizar a resposta por
parte da empresa, entre eles:
-
Twitter: Número de seguidores que você tem e quantas vezes você foi retuitado.
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