Consumidores podem fazer denúncias e pedir orientações
pelo site
Elza Fiúza/ABr
Alírio Neto e Oswaldo Morais no lançamento do programa,
na manhã desta sexta-feira (1)
A Secretaria de
Justiça do DF lançou nesta sexta-feira (1) o primeiro Procon Digital do Brasil.
O sistema, que, segundo a secretaria, é mais um instrumento para fazer
denúncias e pedir orientação virtualmente, está no ar em caráter experimental
por 90 dias e pode ser acessado pelo site www.procondigital.procon.df.gov.br.
A iniciativa, de acordo com a secretaria, é pioneira
no Brasil porque a plataforma usada permite o consumidor fazer a denúncia e
anexar arquivos que ajudem no processo, como fotos, documentos, entre outros.
Para utilizar o Procon Digital, os consumidores
deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome completo, e-mail,
localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá um e-mail
imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas receberá uma
resposta definitiva para o processo. O sistema funcionará das 16h às 20h e o
usuário também poderá acompanhar o processo online.
O secretário de Justiça, Alírio Neto, mostrou como
funciona a ferramenta no lançamento.
— Noventa por cento dos registros no Procon são
referentes a pedidos de orientação e denúncias. Por isso, nesse caráter
experimental de 90 dias, vamos oferecer estas opções mais requisitadas e
esperamos desafogar a demanda presencial.
Ainda segundo Alírio, em alguns meses o sistema
funcionará 24 horas por dia.
— Outra novidade para os consumidores, que será
implementada em outra fase, é a instalação de totens em locais estratégicos,
como shopping centers.
Inicialmente, o Procon vai disponibilizar 10 servidores
para atenderem exclusivamente as demandas virtuais. Na segunda fase de
implementações, o consumidor poderá consultar o ranking das empresas com mais
reclamações, adiantou o secretário.
Para o diretor-geral do Procon, Oswaldo Morais, essa
nova ferramenta não é uma tendência, já é realidade entre a população que tanto
utiliza o comércio eletrônico.
— E esperamos dobrar o número de atendimento
alcançando esses consumidores que não têm tempo para registrar a denúncia
presencialmente.
Atendimentos
De janeiro a dezembro de 2011, o Procon-DF atendeu
229.558 consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de
orientação e denúncias. Em 2012, o Procon atendeu 84.113 consumidores de
janeiro até o dia 30 de maio.
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