terça-feira, 5 de junho de 2012

DF ganha nesta sexta-feira o primeiro Procon Digital do País


Consumidores podem fazer denúncias e pedir orientações pelo site

Elza Fiúza/ABr

Alírio Neto e Oswaldo Morais no lançamento do programa, na manhã desta sexta-feira (1)

 A Secretaria de Justiça do DF lançou nesta sexta-feira (1) o primeiro Procon Digital do Brasil. O sistema, que, segundo a secretaria, é mais um instrumento para fazer denúncias e pedir orientação virtualmente, está no ar em caráter experimental por 90 dias e pode ser acessado pelo site www.procondigital.procon.df.gov.br.

A iniciativa, de acordo com a secretaria, é pioneira no Brasil porque a plataforma usada permite o consumidor fazer a denúncia e anexar arquivos que ajudem no processo, como fotos, documentos, entre outros.

Para utilizar o Procon Digital, os consumidores deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá um e-mail imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas receberá uma resposta definitiva para o processo. O sistema funcionará das 16h às 20h e o usuário também poderá acompanhar o processo online.

O secretário de Justiça, Alírio Neto, mostrou como funciona a ferramenta no lançamento.

— Noventa por cento dos registros no Procon são referentes a pedidos de orientação e denúncias. Por isso, nesse caráter experimental de 90 dias, vamos oferecer estas opções mais requisitadas e esperamos desafogar a demanda presencial.

Ainda segundo Alírio, em alguns meses o sistema funcionará 24 horas por dia.

— Outra novidade para os consumidores, que será implementada em outra fase, é a instalação de totens em locais estratégicos, como shopping centers.

Inicialmente, o Procon vai disponibilizar 10 servidores para atenderem exclusivamente as demandas virtuais. Na segunda fase de implementações, o consumidor poderá consultar o ranking das empresas com mais reclamações, adiantou o secretário.

Para o diretor-geral do Procon, Oswaldo Morais, essa nova ferramenta não é uma tendência, já é realidade entre a população que tanto utiliza o comércio eletrônico.

— E esperamos dobrar o número de atendimento alcançando esses consumidores que não têm tempo para registrar a denúncia presencialmente.

Atendimentos

De janeiro a dezembro de 2011, o Procon-DF atendeu 229.558 consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de orientação e denúncias. Em 2012, o Procon atendeu 84.113 consumidores de janeiro até o dia 30 de maio.

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