SÃO
PAULO - Atualmente, 25% dos brasilerios têm mais da metade da renda
comprometida com dívidas. Já mais da metade dos consumidores estão endividados.
Para
entender como é o perfil dos consumidores, a pesquisa “Mercados - Endividamento
e Inadimplência - Mitos e Verdades 2012” , realizada pela Boa Vista Serviços,
separou algumas afirmações sobre os consumidores para esclarecer o que é mito
ou verdade. Veja:1.
1. Consumidor de classes mais baixas pagam as contas em dia - Mito.
1. Consumidor de classes mais baixas pagam as contas em dia - Mito.
No
levantamento, as classes C e DE foram as que possuem mais famílias endividadas,
são 60% em cada uma. Além disso, também estão nessas classes a maioria dos
consumidores que acreditam ser difícil quitar as dívidas com a renda mensal
atual, sendo que são 48% na classe DE e 45% na classe C.
Também
estão nessas classes o maior percentual de brasileiros com restrição ao
crédito. Com isso, a Boa Vista chegou à conclusão de que a realidade sócio-econômica
e o endividamento atual faz com que as famílias das classes C e DE são as que
têm mais dificuldades de cumprir pontualmente com seus compromissos
financeiros.
2.
Renda das famílias de classe mais baixa é volátil - Mito.
A
pesquisa revela que as classes C e DE são as que tem a renda menos oscilante,
sendo 47% e 61%, respectivamente.
Sendo
assim, é possível constatar que as melhores condições de trabalho e a
diminuição do nível de inadimplência tem contribuído para uma maior
estabilidade da renda, em especial nas classes mais baixas.
3.
O consumidor de baixa renda não poupa - Verdade.
As
classes que mais poupam dinheiro são a A (56%) e a B (49%). Nas classes C e DE,
o percentual dos que poupam é menor, sendo 37% e 21%, respectivamente.
O
questionamento sobre o que os consumidores fazem com o 13 salário ou rendas
extras, as classes C (47%) e DE (48%) dão preferência por pagarem as dívidas
com este dinheiro, sendo assim não sobra para a poupança. Caso tivessem uma
renda maior que a atual, as classes C (38%) e DE (38%) afirmaram que poupariam
dinheiro. Já as classes A (31%) e B (23%) guardam esta renda extra na poupança.
4.
Consumidor não pensa em juros, mas no valor da parcela - Verdade.
Na
hora de realizar uma compra, a pesquisa constatou que 30% dos brasileiros
pensam no valor da parcela, contra 22% que disseram primeiramente se preocupar
com os juros.
Além
disso, 15% dos brasileiros também disseram que a maior preocupação na hora de
parcelar uma compra é o número das parcelas, enquanto 11% avaliam a diferença
em relação ao valor à vista.
Para
a Boa Vista, optar pelo parcelamento pelo valor da parcela pode ser a maneira
mais onerosa de fazer uma compra, comprometendo boa parte da renda com o
pagamento dos juros.
5.
O consumidor de baixa renda não faz planejamento financeiro - Verdade.
De
acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores que pertencem às classes C
(39%) e DE (47%) não costumam fazer algum tipo de controle dos gastos mensais.
Já os consumidores das classes A (69%) e B (68%) em sua maioria, realizam esse
tipo de controle.
Com
esta constatação, a Boa Vista afirma que é necessário criar com urgência,
iniciativas para disseminar a educação financeira nas classes mais baixas.
6.
As mulheres estão à frente do orçamento doméstico - Mito.
De
acordo com o levantamento, 45% dos entrevistados afirmaram ser os líderes do
orçamento familiar. Destes, 52% eram homens, contra 43% de mulheres.
Segundo
a pesquisa, hoje a mulher não tem apenas responsabilidades domésticas, porém,
não são totalmente responsáveis pelo orçamento. Atualmente, esta
responsabilidade é dividida igualmente entre homens e mulheres
7.
O nome é o maior patrimônio da pessoa - Verdade.
Em
todas as classes sociais, a maioria das pessoas concordam totalmente com essa
afirmação. Na classe DE, foram 94% das respostas positivas, seguidas pelas
classes B e C, ambas com 88% das respostas e 77% da classe A.
Nas
classes de menor renda, a afirmativa é quase unânime, pois elas dependem muitas
vezes do crédito para adequarem o fluxo de renda com os gastos previstos.
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