sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cade e Defesa do Consumidor firmam acordo de cooperação


À frente do órgão desde o início de junho, o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Vinícius Marques de Carvalho, foi empossado oficialmente nesta quarta-feira, juntamente com a secretária de Defesa do Consumidor, Juliana Pereira.

Na cerimônia, os dois assinaram um acordo de cooperação para que o conselho possa ter acesso a dados dos Procons ao analisar casos de fusão de empresas e de abuso de poder econômico.

Em entrevista à reportagem publicada no último sábado, Marques adiantou que o Cade poderá exigir, por exemplo, que o número de reclamações contra uma determinada empresa caia para aprovar aquisições feitas por ela.

"O direito do consumidor é hoje uma das principais vertentes da política econômica. O sistema é enraizado em todo o país, eles têm capacidade de ter informações que pode servir de instrumento para a gente verificar uma conduta anti-competitiva", afirmou nesta quarta-feira.

Marques disse ainda que a prioridade inicial do Cade com a entrada em vigor da nova lei da concorrência, no dia 29 de maio, foi analisar rapidamente fusões e aquisições simples apresentadas ao conselho ainda no formato da lei anterior.

Com isso, o presidente espera agora que o conselho possa focar mais em análise de condutas das empresas, como formação de cartel.

Segundo ele, casos como esse serão julgados com maior intensidade pelo conselho a partir de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário