segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campeões de Reclamações


Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2009/2010
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em cumprimento às disposições constitucionais nos termos do artigo 5º, XXXII da Constituição Federal e artigo 275 da Constituição do Estado de São Paulo,

bem como em atendimento ao disposto no artigo 44, da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), divulga, desta feita, o CADASTRO DAS RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS, concluído até o mês de dezembro de 2009, no âmbito desta Fundação.

O Cadastro apresenta-se em ordem alfabética de fornecedores, que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como por outros indicadores, quando disponíveis.

Nos termos da legislação acima mencionada, o Cadastro indica, ainda, se as reclamações formuladas pelos consumidores foram ou não atendidas pelos fornecedores.

A Fundação PROCON/SP disponibiliza aos cidadãos diversos canais de acesso: pessoalmente, nos Postos de Atendimento instalados nas agências da rede de serviços "Poupatempo" (Sé, Santo Amaro e Itaquera); pelo telefone 151; por meio de cartas, por fax e, ainda, pela Internet, no endereço www.procon.sp.gov.br.

A Fundação Procon/SP tem como principal atribuição institucional a proteção e defesa do consumidor do Estado de São Paulo, executando, assim, a política estadual para o equilíbrio nas relações de consumo.

Atende individual e coletivamente os consumidores, realizando estudos e pesquisas, fiscalizando o mercado e promovendo a educação para o consumo.

Com a presente divulgação, a Fundação PROCON/SP cumpre mais uma de suas atribuições institucionais essenciais, apresentando os trabalhos aqui realizados, propiciando à sociedade fonte segura de orientação para participação consciente no mercado de consumo.

Ranking de Reclamações 2009/2010
12 de MARÇO de 2010

Telefônica, Itaú, Eletropaulo, Sony Ericsson e TIM são as campeãs

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, e o diretor-executivo da Fundação PROCON-SP, Roberto Pfeiffer, apresentaram nesta sexta-feira, 12 de março, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas e o ranking das empresas mais reclamadas em 2009.

Os fornecedores Telefônica, Itaú, Eletropaulo, Sony Ericsson e TIM são os cinco primeiros colocados do ranking de reclamações 2009.

A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.

A Fundação PROCON-SP agrupou os fornecedores de uma mesma marca para facilitar a leitura dos dados por parte do consumidor. O parâmetro aplicado foi o modo como a empresa é apresentada ao público.

A área de Serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes, oficina mecânica, etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 57%, seguida pela de Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras etc.), 22%.

As áreas de Produtos (móveis, eletrônicos, vestuário, etc.), Saúde (planos de saúde, cosméticos medicamentos, etc.), Habitação e Alimentos concentraram, respectivamente, 18%, 3%, menos de 1% e menos de 0,1% das reclamações fundamentadas.

No ranking de 2009, chama a atenção o fato de que as empresas de telefonia (fixa e móvel) e de energia elétrica, que são serviços de prestação contínua e essenciais ao dia a dia do consumidor, somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, dado que revela que as empresas, que atuam praticamente sozinhas no mercado,

não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causam aos seus clientes, obrigando-os a procurar um órgão de defesa do consumidor. Outro setor que se destaca é o das instituições financeiras que apresenta quatro empresas entre as dez primeiras colocações.

A Fundação PROCON-SP notificou as vinte primeiras empresas colocadas do ranking, assim como as três primeiras de cada área, questionando o alto índice de reclamações funda mentadas e exigindo metas de redução das demandas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário